domingo, 24 de outubro de 2010

pre

Fiz arroz de passas.
Com canela.
Deliciosamente surpreendente.

Veio isto a propósito do preconceito, de pensarmos que as coisas estão moldadas para se encaixarem numas e não noutras. Que a canela encaixa no arroz, se for arroz doce. Não é verdade.
Preconceito é o conceito formado prematuramente, antes de maturado. A evitar sob pena de perdermos cores e sabores novos. No prato e na vida.

4 comentários:

Alexandra disse...

O preconceito é necessário. É necessária a barreira, para o salto; é preciso o desafio, para a vitória. Tudo na vida tem um propósito. (Até a cigarra é tão útil quanto uma formiga, ou uma abelha... mas isto fica para outra conversa...).

Mutante disse...

O preconceito existe sempre, é inevitável, pois antes do conhecimento existe sempre alguma ideia, por ténue que seja, sobre tudo o que nos rodeia. Do que não gosto é de ficar agarrada à ideia que possa ter feito antes de conhecer, como não gosto de tomar posturas rígidas e teimosas só porque sim. Mesmo quando penso que estou certa, não me nego a ouvir ou a ver sob um prisma diferente e mudar de opinião não me faz sentir menor. Antes pelo contrário, desde que isso advenha de uma reflexão ou da aquisição de mais conhecimento.
Fazer coisas diferentes, tontas eventualmente, também não estão fora de questão, como pôr canela no arroz de passas. É preciso um olhar novo sobre o mundo e sobre a vida. Acho.

Alexandra disse...

Canela no arroz com passas é mesmo muito bom.
;-)

Mutante disse...

É, sim. :))