sábado, 13 de novembro de 2010

Al(l)one


Não me lembro de coisa que me tenha custado mais a aprender do que a estar só. A mim, que até gosto de silêncio. Tanto. Quando se gosta de silêncio, cada som é escutado e tem significado, é como se tivesse corpo e ocupasse espaço. Por isso, o silêncio de quem se queria ouvir é como se fosse anti-matéria, um buraco negro, e o que se tem cá dentro é vácuo. Mas passa. Aos poucos reaprende-se a respirar profundamente, alargam-se os pulmões, e o ar que entra, sai, circula e nos oxigena é o nosso. Aprendemos a ser a nossa melhor companhia. O silêncio volta a ser bem vindo, volta-se a ser inteiro. Alone mas all one. É tudo uma questão de tempo e de vontade.

Mas muito mais da segunda que do primeiro.

4 comentários:

Tiago Coen disse...

Tenho ideia de já ter partilhado esta história na minha página do facebook, mas vem tanto a propósito que me parece pertinente relatá-la também aqui,
Quando estive em Itália, há uns meses, tive a oportunidade de assistir a uma conferência de imprensa do brilhante realizador Mario Monicelli. Falava-se sobre aspectos da vida pessoal, e um jornalista perguntou-lhe qual era o segredo dele para ser feliz.
Ao que Monicelli respondeu: "Saber viver sozinho".
Eu concordo totalmente.
Quem não consegue viver sozinho, não consegue viver com os outros.
; )

Mutante disse...

Está-se completo quando, por fim, se é capaz de estar e viver sozinho, sem qualquer sensação de abandono ou de falta. É-se, então, capaz de amar. Simplesmente.

De outra forma tenta-se possuir o outro, como quem tem fome tenta comer. Por necessidade. Parece-me.

Tiago Coen disse...

Concordo.
No fundo, todos nós, não queremos outra coisa senão ser amados. Os caminhos tortuosos e rebuscados que muitos seguem para o conseguir não tem limites nem escala. Não falta até quem sinta ter de conquistar o mundo para obter tão singela recompensa.
Custa-me entender como não é possível toda essa gente perceber que consegui-lo é tão fácil e ao dispor de todos...
Como muito bem dizes, mais do que ser amado, o mais importante é amar. Como quando se dá um beijo, já se é beijado, quando se ama, já se é amado.

Tiago Coen disse...

(NOTA À PARTE)

O homem que dizia que o segredo para ser feliz era "saber viver sozinho" morreu.
Suicidou-se!
Não pretendo com isto fazer humor negro. Morreu com 95 anos.
Suicidou-se, porque não tinha medo de morrer, mas sim de “não estar vivo”.
: (
http://www.publico.pt/Mundo/morreu-o-pai-da-comedia-italiana_1468716