domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sábado no monstro S.João


Oriente, Campanhã, FMUP-HSJ,Campanhã, Oriente.

No Alfa vou monitorizando a temperatura exterior. Os 17 graus e o sol fazem-me ter saudades dos meus ainda poucos quilómetros de corrida ou de bicicleta. Depois da pausa de sexta-feira por causa das dores musculares, sábado teria sido dia de voltar ao treino. Ao invés, o dia é todo gasto em viagens e trabalho.

Chego à entrada do hospital muito a tempo. Subo a rampa lentamente, aproveitando o sol. Entro e perco-me. Só há indicações para os serviços do hospital. A FMUP parece-me diluída nas entranhas do monstro. É o conceito de hospital universitário levado ao extremo pela falta de espaço, que faz com que departamentos da FMUP funcionem tão dispersos quanto entalados entre serviços.
Por fim encontro o anfiteatro nascente, dois pisos acima do anfiteatro norte onde dei aula na semana anterior. Acho tudo muito parecido, como o são também os anfiteatros. Antigos, em hemiciclo, com as bancadas a subirem vertiginosamente.
Os alunos instalam-se a custo. A manhã foi de aulas, a semana inteira de trabalho, e seguem-se 4 horas comigo. Nenhum deles é estudante a tempo inteiro e estão cansados, atolados em trabalho e pressionados por prazos.
Começamos e a partir daí o tempo voa. Entusiasmo-me e eles acompanham-me. São genuinamente interessados.
Ao fim de duas horas fazemos um pequeno intervalo e acompanho-os num café. É altura de conversar um pouco, afastarmo-nos do assunto da aula. Quebro o gelo, Terrível o anfiteatro, não? Sinto-me como num circo romano... . A Cristina, que é rapariga para a minha idade (como dizem as velhotas) concorda. Sim, mas não é nada do que era. Agora tem ar condicionado e o uso é outro. Quando entrei para o curso, tínhamos lá aulas de Anatomia. Onde está a secretária onde tem as suas coisas e o computador, havia uma bancada de mármore onde ficavam os cadáveres.

A próxima aula é no laboratório de informática. Ao que me disseram, como consequência da demolição já agendada dos pré-fabricados onde funcionavam, foram tranferidos para o piso -2, a subcave.
Para a semana, quando quiser quebrar o gelo, não vou fazer comentários sobre a sala. Não quero saber o que funcionou lá quando a rapariga que é da minha idade era caloira. É que a segunda metade da aula, passei-a com frio...

Sem comentários: