terça-feira, 14 de abril de 2009

Conversa amena... com as raparigas


"Conversa amena com os rapazes", de Sebastião da Gama, foi o primeiro texto que li do meu livro da quarta classe. O que dele me ficou, bem vincado, foi "O que eu quero principalmente é que vivam felizes".
E é precisamente isso que mais quero, é isso mesmo que digo e repito às minhas filhas - que quero e que recomendo que seja o que mais queiram: ser felizes.
Felizes duma felicidade activa, esclarecida, pensante e crítica, construída com base na lealdade. Lealdade para com os seus valores, para consigo mesmas e para com os outros.
Valores que se resumem em três erres a juntar aos da educação ecológica que manda reduzir, reutilizar e reciclar. Estes são de
Respeito por ti mesmo
Respeito pelos outros
Responsabilidade pelos teus actos

A foto é de dias felizes. Muito felizes. Como também os há agora e como muitos que ainda virão.

2 comentários:

LittleHelper disse...

E não poderiam filhas desejar melhores conselhos! (que mãe! Parabéns!) :-)

Mutante disse...

Acredito na educação pelo exemplo, de forma responsável. Mas somos muito cheios de falhas, naturalmente...
O esforço terá de ir para o conhecimento e para a mudança (para melhor) dentro dos limites de cada um. A paciência e a perseverança são necessárias para vencer as dificuldades e é preciso, também, saber aceitar as limitações. É muito difícil ser-se bom sempre.

Basta ler o meu post de hoje... :o(