domingo, 12 de abril de 2009

Escolhas

De Paris chegou, depois dela, um postal que dizia "(...) Eu estou óptima e a adorar esta viagem. Para além de ver coisas lindíssimas estou a aprender imenso no que toca a governar-me sozinha, a fazer opções e a ser mais sociável, para não falar das línguas que já falei, 4. Muito obrigada por me proporcionares esta viagem, acho que não poderia ter escolhido melhor. (...)". Era isto ou La Manga, ou Loret, sete dias gastos em noitadas e excessos, entalados entre viagens infindáveis de autocarro. Abençoada hora em que, sentindo-a perante a dúvida e pressionada por amigos divididos entre os dois destinos, lhe atirei "E Paris?".

Só depois de tê-la de volta é que me concedi que me batesse fundo que a miúda nem 17 anos e meio tem ainda. Mas se se espera que nesta idade se seja capaz de escolher o que se vai fazer da vida, é também, penso, a idade certa de cada um deles perceber do que é capaz de fazer por si mesmo. O terceiro período está à porta, em Junho há exames e ela aposta alto. Nada melhor do que saber-se capaz para enfrentar cheia de garra o que a espera. Meilleurs voeux, ma chérie!

Sem comentários: