domingo, 21 de junho de 2009

A ameixa mais doce

Pelas nove da manhã deitei-me à sombra da ameixeira, a ver o azul do céu entre os ramos carregados de ameixas e folhas brilhantes. Passou pouco tempo até que a minha atenção se centrasse na corrida frenética das formigas tronco acima, tronco abaixo, e me lembrasse das histórias que tenho com elas, embora apenas uma se conte com graça na família. Resume-se a um carreiro delas comido por mim aos quatro anos, caçadas uma após outra por um dedito molhado depois de, ao almoço, e para evitar que não terminasse a refeição por ter visto uma formiga a rondar-me o prato, o pai me ter dito "até a podias ter comido, fazem os olhos bonitos". Não recomendo o pitéu, são duma acidez tão inesquecível quanto inenarrável.
Por um dia larguei a minha formiguice e fui cigarra. Vi céu o dia inteiro, entre sol, água, espreguiçadeira e risos. Comi a ameixa mais doce, deitei-me à sombra e adormeci ouvindo isto



Out of the tree of life I just picked me a plum
You came along and everything started to hum
Still it's a real good bet the best is yet to come

The best is yet to come and babe, won't it be fine?
You think you've seen the sun but you ain't seen it shine
(...)

Não a escutei até ao fim mas sei que sim, que o melhor ainda está para vir.

Podias acreditar nisto comigo...

5 comentários:

edu disse...

Para quem não teve piolhos, comer formigas é mítico! Essa história, é digna de Terra Ruim! :P

Mutante disse...

Comi um carreiro inteiro daquelas pequeninas e castanhas. Ácido fórmico diz-te alguma coisa? Se não, dá um pulinho à wikipédia. Aquela bicharada sabe e cheira mal. Mas... quanto não vale um belo par de olhos? :o)

E se queres saber, também já comi térmitas fritas. Sabem a camarão miúdo.

edu disse...

Formic acid: a bite to hold and poison to kill. ;) Prefiro o meu saboroso camarão da rocha algarvío! :P

Mutante disse...

Também eu, na verdade. São muito mais parecidos com as térmitas.
Mas, para além da questão dos olhos... como saber sem experimentar? ;o)

Fez eco em mim a recomendação da FAO, que se passasse a comer insectos nos países mais pobres, dados os custos da produção de proteína de origem... bovina, por exemplo. Atendendo à saúde da nossa economia, eu diria que é recomendação para não deixar cair em saco roto. Verdade, Sr Geógrafo?

edu disse...

Nem mais! :) Mas nós portugueses, em particular os algarvios, somos um bom exemplo. Ou não fosse a produção de caracol um dos sectores estratégicos da região. Não havendo cocos por aqui, compensa-se com caracóis. As propriedades nutritivas devem ser as mesmas. :P